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As mulheres que abandonam: uma análise da maternidade na Espanha

Quando Begoña Gómez Urzaiz deixou seu filho mais novo no 🌈 jardim de infância pela primeira vez, seus amigos perguntaram se ela havia chorado. "Um pouco", ela mintiu, não querendo confessar 🌈 que betsul como sacar verdadeira emoção era gratidão e alívio. Por alguns horas abençoadas, ela poderia se dedicar ao seu trabalho como 🌈 jornalista, sem pequenas mãos arrancando o cabo do laptop da parede e uma voz insistindo que era hora de brincar 🌈 de cavalos.

Urzaiz, que mora betsul como sacar Barcelona, admite ter sempre tido um apetite escondido por histórias de mulheres que 🌈 abandonam seus filhos sem esboçar uma olhada para trás. Ela aborda essa questão betsul como sacar uma ampla pesquisa que abrange a 🌈 maternidade e a escolha das mulheres betsul como sacar deixar seus filhos.

Muriel Spark: a escritora que abominava a maternidade

Urzaiz começa 🌈 com Muriel Spark, longa a símbolo de mulheres que odeiam e deixam seus filhos. Em 1938, Spark deu à luz 🌈 Robin na Rodésia e, assim que as condições de guerra permitiram, fugiu para a Inglaterra, deixando o filho aos cuidados 🌈 de freiras. Ela finalmente o chamou, mas o deixou com seus pais betsul como sacar Edimburgo enquanto se concentrava betsul como sacar cultivar betsul como sacar 🌈 carreira literária betsul como sacar Londres. Os romances de Spark, como O Melhor Momento de Miss Jean Brodie e As Moças de 🌈 Cintura Fina, com betsul como sacar estrutura precisa e voz autoral mordaz, poderiam ser produzidos apenas betsul como sacar períodos de concentração perfeita, o 🌈 que é irreparavelmente interrompido quando um menino pegajoso insiste betsul como sacar subir betsul como sacar seu colo. O vínculo fracturado de Spark com 🌈 seu filho estabeleceu as condições para um tempo de ódio mútuo. Em 1998, ela ainda relatava que via Robin, que 🌈 se tornou um pintor, com total desprezo: "Ele nunca fez nada por mim, exceto ser um grande aborrecimento."

Ingrid Bergman: 🌈 a estrela de Hollywood que causou escândalo

Spark conseguiu se livrar da maternidade sem chamar muita atenção, porque escritores, por 🌈 grande parte do século 20, não eram celebridades betsul como sacar sentido moderno. Foi diferente para a estrela de Hollywood Ingrid Bergman 🌈 quando, betsul como sacar 1949, ela deixou seu marido sueco e filha para o diretor italiano Roberto Rossellini. A América da varanda 🌈 de frente ficou chocada, com um senador severo alegando que Bergman era "uma poderosa influência para o mal". Se ele 🌈 tivesse sabido o que ela faria a seguir, então provavelmente as palavras lhe falhariam completamente. Após se separar de Rossellini 🌈 betsul como sacar 1957 (ele recusou-se a permitir que ela retomasse betsul como sacar carreira de atuação), Bergman entregou seus três filhos a babás 🌈 betsul como sacar Roma enquanto partia para Paris com um novo namorado.

Mulheres que deixam seus filhos: uma análise global

Urzaiz examina 🌈 diligentemente o rol de mulheres que deixam seus filhos, incluindo figuras públicas e exemplos fictícios como Anna Karenina, Nora Helmer 🌈 e Joanna Kramer. No entanto, a parte mais interessante do livro é a seção betsul como sacar que Urzaiz entrevista outro tipo 🌈 muito diferente de mãe ausente: imigrantes econômicas obrigadas a trabalhar no exterior para enviar dinheiro para seus filhos betsul como sacar casa. 🌈 Elas vêm da Nicarágua, Colômbia e Peru, e vão para a Espanha para encontrar empregos comparativamente bem pagos betsul como sacar limpeza, 🌈 trabalho de hotel e assistência social. Elas contam a Urzaiz histórias sombrias de manter contato com seus filhos pelo WhatsApp 🌈 e retornar a cada três anos ou mais para encontrar-se reduzidas a estranhas.

Embora esse material seja convincente, ele 🌈 se sente deslocado ao lado da recapitulação de figuras públicas e do rol rápido de exemplos fictícios. Além disso, o 🌈 texto de Urzaiz não é bem servido por uma tradução que soa desajeitada, dando a esse livro incomum um sentimento 🌈 desarticulado.

As abandonadoras: De mães e monstros, de Begoña Gómez Urzaiz, traduzido por Lizzie Hughes, é publicado pela Borough 🌈 (£16.99). Para apoiar o Guardian e o Observer, compre um exemplar no guardianbookshop.com. Custos de entrega podem se aplicar.

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