Dezenas de cientistas estão soando o alarme que esculpir uma via marítima comercial através das maiores zonas úmida, poderia significar 👄 "o fim do bioma inteiro", deixando centenas a milhares.
A zona húmida do Pantanal – que se enquadra no Brasil, Bolívia 👄 e Paraguai cobrindo uma área quase metade da Alemanha - enfrenta a construção de um canal comercial proposto para o 👄 desenvolvimento das águas. Uma coorte com 40 cientistas diz ser este tipo específico representa ameaça existencial ao ecossistema: reduzir as 👄 inundações; aumentar os riscos dos incêndios florestais ou transformar esta região numa paisagem mais facilmente cultivada por agricultores (veja abaixo).
Karl 👄 M Wantzen, ecologista da Universidade de Tours e presidente para a cultura fluvial pela Unesco disse que o pântano "é 👄 um verdadeiro paraíso na Terra. Em nenhum outro lugar você verá tantas araras jacinta ndiadas aviator betano online forma d'água... Tudo isso 👄 está sob risco".
O governo brasileiro quer desenvolver as 435 milhas superiores (700 km) do rio Paraguai para o Paraguay-Paraná.
hidrovias
Em 2024 👄 e 2024, foram emitidas licenças preliminares para a construção de instalações portuáriaes no Pantanal.
"Se o projeto de hidrovia for adiante, 👄 a navegação das grandes barcaças ferroviárias no Pantanal com dragagem aviator betano online áreas críticas do rio Paraguai provavelmente significará que será 👄 finalizado um pantanal como conhecemos", disse Pierre Girard da Universidade Federal Mato Grosso e Centro Nacional para Pesquisa. “Reduzir as 👄 zonas inundadas anualmente [juntamente] às alterações climáticas (e aumentar os riscos sobre uso dos solo) na região aumentará quase todos 👄 esses incêndios."
Mapas
Em 2024, os incêndios foram o pior já registrado e a queima de quase 1,5 milhões hectares no Pantanal 👄 brasileiro aviator betano online agosto do início. Desde 1985 que perdeu cerca 80% da água superficial – mais importante ainda para qualquer 👄 outro bioma - é provável uma diminuição maior das zonas úmidas se for possível reduzir as águas subterrâneas tornando-as cada 👄 vez menos secas ou vulneráveis aos fogores florestais vistos como aqueles registrados na década 2024.
A parte superior do rio Paraguai 👄 é sinuosa e superficial. Tornando-o navegável para barcaças de 50 metros significaria dragagem extensa, fixação das margens dos rios ou 👄 construção portuárias o que alteraria permanentemente a ciclo natural da inundação aviator betano online áreas úmidamente húmidadas - alertaram os pesquisadores; 👄 Wantzen and Girard são dois entre mais 40 cientistas responsáveis por escrever um artigo publicado na revista Science of the 👄 Total Environment (Ciência no Ambiente total), argumentando assim:
Wantzen, o principal autor do artigo disse que ele e seus colegas publicaram 👄 porque "Eu realmente quero muito saber ao mundo sobre isso. Eu queria reunir pessoas para explicar qual é a situação 👄 atual." Seria uma tragédia sem sentido".
Fumo de incêndios florestais sobe para o ar no Pantanal, aviator betano online Corumba mato-grossense do sul 👄 estado (Brasil), junho 2024. No início agosto quase 1,5m ha tinha queimados
: Ueslei Marcelino/Reuters
"O rio Paraguai que atravessa o Pantanal 👄 é a última grande paisagem fluvial da América do Sul central, ainda com estrutura quase natural. Representa um patrimônio biocultural 👄 brasileiro e de todo mundo", escreveram os pesquisadores no artigo publicado na revista científica The Guardian
A dragagem desta área resultaria 👄 aviator betano online "grave degradação da diversidade biológica e cultural do Pantanal", alertou o jornal. O pântano também abriga povos indígenas cujos 👄 meios de subsistência seriam ameaçados, disse que as ferrovias são uma maneira mais confiável para transportar mercadorias com menos disrupção 👄 ”.
O crescimento da agricultura industrial de soja levou a demanda por uma via marítima comercial para transportar mercadorias das áreas 👄 produtivas no Brasil, Paraguai e Bolívia aos portos costeiros do Uruguai ou Argentina. As barcaças também carregariam açúcar milho 👄 cimento ferro manganês; os mercados desses bens são América Latina (América), Europa/Ásia
O argumento para criar a hidrovia é que as 👄 barcaças seriam mais rápidas e baratas doque transportar esses bens por caminhão. Devido à emergência climática, mesmo com dragagem reduzida 👄 de inundações os cientistas acreditam o nível da água no rio seria muito baixo pra permitir navegação;
"A humanidade é 👄 louca, destruindo tudo o que pode e aviator betano online alta velocidade", disse Mario Friedlander. A operação da hidrovia no Pantanal ainda 👄 representa mais um ataque sério contra uma área de natureza poderosa mas completamente sem proteção."
Friedlander disse que a expansão agrícola 👄 foi um dos principais desenvolvimentos destruindo o território. Ele afirmou: "Temos tantas frente de destruição aqui, e não sei mais 👄 por onde começar as defesa"
Respondendo às preocupações levantadas pelos cientistas, o Ministério dos Porto e Aeroportos disse que a publicação 👄 continha "opiniões" sem elementos científicos para apoiá-los.
Encontre mais idade de cobertura da extinção aqui, e siga os repórteres Phoebe Weston 👄 biodiversidade e Patrick Greenfield aviator betano online X para todas as notícias recentes.
Category
© 2023 Felipe Camilo sitemap